Uma conexão Globosat
Pais e filhos têm uma relação que é para vida toda e que influencia na personalidade e no modo de agir de cada um. Mas quais as características ajudam a diferenciar essas relações? Como os estilos de cuidado se refletem no comportamento das crianças? Essas são algumas perguntas respondidas por Túlio Custódio e Vitória de Moraes no sexto episódio da série de podcasts Gente Investiga.
O programa traça um paralelo entre o estilo de cuidar e criar através dos tempos. A partir do século XVI, tanto a Igreja como os sistemas monárquicos iniciaram uma fase de intensa valorização da infância. Foi quando, mais precisamente em 1685, o padre português Alexandre de Gusmão publicou o livro “A Arte de Criar bem os Filhos na Idade da Puerícia”. A obra dá uma boa ideia dos valores da época e, em resumo, prega que não há uma boa criação sem castigo e até, vejam só, associa a criação de uma criança aos ensinamentos dados de um cavalo — usando uma vara para corrigir os defeitos e espora para estimular a seguir o caminho.
Hoje, claro, isso está ultrapassado. Mas naquela época, o que os padres e a igreja falavam era a única fonte de informação que os pais tinham em relação a criação dos filhos. Felizmente, com o desenvolvimento e a democratização da ciência, as informações passadas por pedagogos e psicólogos passaram a ser ouvidas. Hoje, segundo aponta no podcast, Vitória de Moraes, analista de inteligência de mercado do Canal Gloob, os estilos de cuidado derivam de um estudo americano baseado em três pilares: um estilo mais autoritário, onde os pais controlam a vida dos filhos em todos os sentidos; um estilo mais permissivo, onde as crianças podem definir desejos e prioridades; além de um terceiro modelo, um meio onde as crianças são ouvidas, suas opiniões levadas em conta, mas as decisões finais cabem aos pais.
Para identificar como essas características estão presentes nas famílias brasileiras hoje, foram entrevistados 1.083 pais e filhos (entre 6 e 9 anos de idade) das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, das classes ABC. “Quando investigamos o tema, não achamos muitos dados que quantificavam esses comportamentos a respeito de como a criança responde aos estímulos que recebe de casa. Então, surgiu a ideia de fazer um estudo para entender essa relação atual”, diz Vitória. O estudo “Vem de Casa“, disponível aqui na plataforma Gente, deixa claro que a maioria dos pais, hoje, concorda que orientar é melhor do que impor regras. Logo. isso aponta para uma evolução e mostra uma abertura a um modelo de escuta mais apático e menos repressivo. “Existem muitas infâncias distintas hoje, ainda mais nosso país que é muito grande e diverso. “Isso é ótimo, porque um novo milênio necessita de um novo modelo de criar: com mais afeto e escuta”, finaliza Vitória.
Vem com a gente.
Inovações em comunicação de marca
Uma imersão em como as marcas estão se transformando e mudando a maneira como se comunicam com seu público
Perspectivas para a Black Friday 2022
Novo episódio do podcast Gente Conversa aborda os desafios e as oportunidades que atravessam uma das datas mais importantes do comércio
Vai pagar como?
Novo episódio do podcast Gente Investiga aborda a evolução e o futuro dos meios de pagamento, do débito ao Pix
Cinema que transforma
Gente Conversa aborda a retomada da produção do cinema no Brasil, analisa o mercado audiovisual do país e debate sobre a relação do brasileiro com o conteúdo nacional
O fenômeno do Live Shopping
Gente Investiga analisa o fenômeno do Live Shopping entre outras dinâmicas do comércio online
Mais que 90 minutos
Gente Conversa debate sobre como os diferentes públicos vivem a emoção do futebol e como a tecnologia impacta na experiência do esporte
Na tela do celular
uma imersão sobre o consumo de vídeo no celular e a relação mais ampla entre internet e televisão
Meio ambiente partido
Gente Conversa busca elucidar questões emergentes sobre às mudanças climáticas e dialoga sobre a percepção dos brasileiros sobre o tema
Educação e tecnologia
A tecnologia pode democratizar a educação? Gente Investiga discute o papel da tecnologia no fortalecimento da educação no Brasil
Como o brasileiro envelhece
Maturidade, etarismo, envelhecimento: a longevidade é o tema discutido no 26º episódio do Gente Conversa
Doação e empatia em uma sociedade fragmentada
Gente Investiga debate sobre o papel do brasileiro no fortalecimento da cultura de doação
Sotaques do Brasil
Gente Conversa discute sobre sotaques brasileiros e atuação da publicidade no cenário multicultural do país
Vozes femininas no esporte
Gente Investiga discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo e traz a apresentadora Karine Alves para conversar
A (r)evolução é preta
O novo episódio do podcast fala sobre afrofuturismo, black money e negritude contemporânea
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGente
Comportamento, tendências e consumo
Gente é onde tudo começa. É o ponto de partida. Gente é matéria-prima para criar algo novo e relevante. Uma fonte de conhecimento viva que revela comportamentos, histórias e tendências. É inspiração. Sua próxima grande ideia começa com Gente.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brGlobosat
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br